Postado em - 06/03/2019 » Energia Solar Residencial

As chuvas e os painéis fotovoltaicos

  1. Chuvas e painéis fotovoltaicos
  2. Radiação, temperatura e umidade do ar
  3. Geração de energia menor, mas constante
  4. Energia solar o ano todo

Estamos em pleno verão, em um período no qual é comum dias chuvosos ou com muita nebulosidade por conta da alta umidade do ar. Afinal de contas, o que acontece com o sistema fotovoltaico em períodos de menor incidência solar?


Chuva e sol, fenômenos naturais

Como parte de um fenômeno natural, as chuvas estão previstas na tecnologia do sistema fotovoltaico, já que os raios que possibilitam a criação de energia elétrica a partir da luz do sol são encontrados mesmo em períodos de chuva e não estão ligados diretamente a temperatura ou umidade relativa do ar.

Ainda assim, embora o sistema não fique totalmente paralisado em períodos de grande nebulosidade ou chuva, a produção de energia elétrica pode ser menor, mas mantém eficiência regular e constante.

Para se ter uma ideia, um dia de sol no inverno (no qual a radiação que fornece matriz para os painéis é menor) pode gerar a mesma quantidade ou mais de energia do que em um dia nublado no verão, o que traz um equilíbrio na produção de energia fotovoltaica o ano todo.

Fique tranquilo e usufrua de todos os benefícios de um sistema fotovoltaico equilibrado e bem instalado, para economizar sempre e contribuir para um mundo com energia limpa e sustentável.

Deixe seus comentarios