Postado em - 06/03/2019 » Energia Solar Industrial

Usina de Energia Solar Espacial Chinesa

  1. Previsão de início em 2030

  1. Painéis solares espaciais
  2. Envio de energia limpa do espaço
  3. Futuro da energia no espaço



Está em desenvolvimento na China um projeto ambicioso, que pode revolucionar a maneira como nos relacionamos com a energia fornecida pelo sol. Trata-se da primeira usina de energia solar espacial, que tem previsão para funcionar a partir de 2030 por meio de uma estação espacial com tecnologia para converter os raios solares em energia elétrica limpa e enviar para o planeta ou abastecer outras estações espaciais.


Como funcionará

O sistema é basicamente o mesmo dos painéis fotovoltaicos utilizados em solo terrestre, contudo aproveita-se muito mais dos raios solares por não contar com adversidades, como as nuvens da atmostera do planeta.


Envio para o planeta

Um dos maiores desafios será no aproveitamento dessa energia e o envio dela para o nosso planeta. A ideia dos engenheiros é utilizar a estação espacial para converter energia solar em energia elétrica e enviar para o solo por meio de ondas laser que serão direcionadas para uma instalação terrestre. 


Ambições Chinesas

Com esse projeto, a China assume a liderança global no desenvolvimento de fontes de energias renováveis e dá um grande passo para ampliar a atuação do homem no espaço, já que o projeto possibilitaria a fácil geração de energia elétrica por meio dessa e outras usinas que serão construídas no futuro. No entanto, tudo dependerá do sucesso dessa primeira empreitada. 

Deixe seus comentarios