Postado em - 20/12/2018 » Painéis Fotovoltaicos

O crescimento da Energia Solar no Brasil e no Mundo

  1. Brasil é um dos países com maior potencial de energia solar no mundo
  2. Crescimento contínuo na adoção de sistemas fotovoltaicos
  3. Energia solar é um excelente investimento para o imóvel
  4. Investimentos no setor em ritmo acelerados

Embora a capacidade de produção ainda não seja a ideal, o Brasil é um dos países com a maior incidência de raios solares no mundo. Isso significa, que o potencial de crescimento no setor é infinitamente maior do que em outros países que já contam com um grande potencial de geração de energia fotovoltaica, como a China e Estados Unidos.

Crescimento vertiginoso

De 2017 para 2018, o crescimento de geração de energia solar no Brasil foi de 407%, impulsionado principalmente por painéis fotovoltaicos instalados em residências. A tendência é que continue a crescer indeterminadamente, já que o custo-benefício para os consumidores melhorou cerca de 20% nos últimos 5 anos.


Setor elétrico já monitora a tendência e faz ajustes na rede para aproveitar a geração particular de energia elétrica através dos painéis fotovoltaicos.


Créditos e vantagens para o consumidor 

Além de obter autonomia ao gerar sua própria energia elétrica, os consumidores que adotaram os painéis fotovoltaicos em suas residências e indústrias estão se familiarizando com uma vantagem que pode inverter o jogo das políticas nacionais do setor elétrico, a geração de créditos com as concessionárias. Através de um sistema instalado no poste da concessionária elétrica, o imóvel que gera energia fotovoltaica fornece seu excedente para a rede convencional, gerando créditos que são compensados na conta de luz. Ou seja, caso o cliente gere mais energia do que consuma da rede elétrica da rua, sua conta fica zerada e acumula créditos com as concessionárias.